Perguntas e Respostas

Arrependimento e Reparação

Perguntas elaboradas pelos participantes do grupo Telegram @estudo_le_febtv, referente à série apresentada por Carlos Campetti e Chirstiane Drux “Estudando O Livro dos Espíritos”, canal da FEBtv no YouTube, e respondidas por uma equipe de estudiosos do tema.

Todos os cristãos têm o dever de aproveitar as lições com os erros cometidos, crescer com eles, sem nunca se deixar abater, mas agir de forma a transformar a culpa em reparação. Allan Kardec registrou, no capítulo XVII, item 4, de O evangelho segundo o espiritismo: ”Reconhece-se o verdadeiro Espírita pela sua
transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más” O verdadeiro cristão não é conduzido por moralismos, falsos ou sinceros, mas pelo contínuo esforço em se melhorar, amando a todos, inclusive a si mesmo.

A estrada de Damasco é para todos os que nos desviamos do cumprimento das Leis Divinas, precisamos nos arrepender e retomar o caminho para a reparação dos enganos anteriores. Há sempre dois caminhos no processo evolutivo: o do amor e o da dor. Na maior parte dos casos, poderia ser orgulho de nossa parte pensar que merecemos benesses divinas quando ainda não acumulamos méritos por trabalhos no bem. Não existe salvação por graça como afirmam algumas religiões, pois, se existisse, Deus seria injusto e parcial, dando preferência a uns em prejuízo de outros. Deus oferece, por suas Leis, oportunidades iguais para todos, mas cada um as aproveita por decisão própria, quando decida, no uso do seu livrearbítrio. Portanto, somos responsáveis e não podemos atribuir a outrem, nem a Deus ou a Jesus, as responsabilidades que nos cabem.