Perguntas e Respostas

Ciência

Perguntas elaboradas pelos participantes do grupo Telegram @estudo_le_febtv, referente à série apresentada por Carlos Campetti e Chirstiane Drux “Estudando O Livro dos Espíritos”, canal da FEBtv no YouTube, e respondidas por uma equipe de estudiosos do tema.

Não há um tempo determinado, mas já existem estudos acadêmicos e em institutos de Psicobiofísica na Europa e no Brasil sobre a existência do ser imortal que sobrevive à matéria. Como estamos em plena era de grandes transformações na Terra, impulsionados pela fase de demorada transição, rumo à regeneração, a ciência terá que forçosamente, pelas circunstâncias ou naturalmente pela necessidade de evoluir, também, dar-se à investigação mais acurada acerca do Espírito, que é a essência humana, tendo como suporte o conteúdo da Doutrina Espírita. Lembramos a mensagem de Bezerra em 2012 FEB (https://www.febnet.org.br/wpcontent/uploads/2018/11/2012-Novas-conquistas-aproximam-a-ci%c3%aancia-dareligi%c3%a3o.pdf): “Vivemos o momento histórico da grande transição, quando se abraçarão a Ciência e a Religião, conduzindo as mentes humanas a Deus e, por consequência, ao amor, ampliando os horizontes da solidariedade para que todas as vidas constituam o ideal proposto por Jesus: o rebanho único e o seu Pastor”

Allan Kardec definiu no livro O que é o Espiritismo, que o Espiritismo “é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal”. Ele utilizou-se do método experimental, que estavam ao seu alcance à época, na investigação dos fatos espíritas. Como bom pesquisador, utilizou-se do que foi possível para investigar os fenômenos, uma vez que a metodologia da ciência positivista, que somente investigava e analisava fatos considerados positivos, também era limitada para investigar fenômenos de natureza espiritual. Usou também de intuição na investigação dos fatos espíritas alinhando-os com o método racional/intuitivo de comprovação mediúnica. No item VII da Introdução de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec trata do assunto de forma esclarecedora. Recomendamos a leitura. Com certeza a Ciência está avançando e chegará o dia em que admitirá como hipótese de estudo fenômenos relacionados com a realidade espiritual, mas enquanto isso, o Espiritismo marcha independente da Ciência que se restringe ao campo material, pois o Espiritismo é Ciência que tem por objeto o estudo do espírito e suas relações com a matéria.

A receptividade à teoria da física quântica, como de todas as teorias, é de foro íntimo. Portanto, cada espiritualista terá ou não abertura para aceitar essa teoria. Quanto aos espíritas, se compreenderam a proposta de Kardec, se mantém receptivos aos avanços da Ciência em todos os campos, mas tudo submetem ao crivo da razão, aguardando que as teorias científicas amadureçam e se confirmem com o tempo antes de aceitá-las como verdades.