Perguntas e Respostas

Espiritismo

Perguntas elaboradas pelos participantes do grupo Telegram @estudo_le_febtv, referente à série apresentada por Carlos Campetti e Chirstiane Drux “Estudando O Livro dos Espíritos”, canal da FEBtv no YouTube, e respondidas por uma equipe de estudiosos do tema.

No Preâmbulo do livro O que é o Espiritismo, Kardec comenta que as pessoas têm do Espiritismo apenas ideias superficiais, e lhes falta vontade de empreender um estudo sério, continuado e completo. A incredulidade vem da ignorância, do desconhecimento. As objeções, diz ele, também nascem de ideias falsas que são feitas a priori, sob o que não se conhece. Por outro lado, é prepotência leviandade e preconceito emitir juízo de valor ao que não se estudou em profundidade.

Siga estudando, lendo, investigando, aprofundando os conceitos, meditando, interiorizando os conceitos. Procure trabalhar os sentimentos a partir dos ensinamentos que vá interiorizando. Perceba o quanto o Espiritismo é aplicável no dia a dia. Melhore sua convivência e busque sentir alegria de viver. Com o tempo a segurança vai aumentando e você deixa de sentir medo pela convicção de que não há interrupção e, quem parte, se está bem, rapidamente se integra à realidade espiritual e passa a estar mais junto dos seus amores que quando encarnado.

Não existe kardecismo, pois Allan Kardec não criou nenhuma doutrina própria. Fez questão de registrar que a doutrina que codificava (e não fundava) é dos Espíritos. Por isso os termos mais apropriados são Doutrina dos Espíritos, Doutrina Espírita ou Espiritismo. Por isso, também não é apropriado designar os adeptos do Espiritismo de kardecistas, pois, apesar do respeito que têm por Allan Kardec, compreendem que não seguidores do homem, mas da doutrina apresentada pelos Espíritos e, portanto, eles são espíritas. Quanto à mistura do Espiritismo com a Umbanda, cada pessoa é livre de adotar o culto que desejar, sendo que o Espiritismo não concorre com nenhum deles, pois não é, em si mesmo, um culto. É a religião natural da qual Jesus falou para a mulher samaritana junto ao poço de Jacob (João, 4:6-24). Dessa forma, cada um pode adotar a religião que desejar, sem prejuízo do estudo do Espiritismo. Podemos dizer que o estudo sério dos fundamentos doutrinários espíritas, em sua pureza, possibilita a compreensão sobre as diferentes filosofias religiosas e a contribuição de suas práticas à evolução do Espírito. Sugerimos a leitura da obra “O que é o Espiritismo?”, de Allan Kardec.

Quanto a Napoleão, para entendimento mais aprofundado, sugerimos a leitura de O Livro dos Espíritos, Parte Segunda, Capítulo I – Dos Espíritos (Questões 96 a 113). Lembramos também o episódio da transfiguração no Tabor (Mateus 17:2-3), em que Jesus conversa com Moisés e outro Espírito. E perguntamos: não teriam eles cometido equívocos no cumprimento de suas missões? Por que, então, o Mestre esteve com eles? A lição a fixar é a do amor de Jesus para com todos, uma vez que apenas Ele cumpriu, fielmente, a aliança estabelecida com Deus, na qualidade de Espírito puro, na categoria de Cristo. Já quanto ao Espírito Verdade, sugerimos assistir novamente o “Estudando O Livro dos Espíritos #1, de 12/04/2021, considerando que os entrevistados já responderam essa pergunta.

A tradução é uma questão do entendimento do tradutor e pode trazer diferentes interpretações, como neste caso do “de” e do “da” que não altera a essência do conteúdo. Canuto Abreu afirma que o Espírito Verdade, guia do Espiritismo, nomeava-se e assinava apenas “Verdade”. (Nota 3, da pág. 30 do livro O Primeiro Livro dos Espíritos de 1857, lançado no centenário de O Livro dos Espíritos, em 1957, pela Editora Ismael).