Perguntas e Respostas

Influência dos Espíritos

Perguntas elaboradas pelos participantes do grupo Telegram @estudo_le_febtv, referente à série apresentada por Carlos Campetti e Chirstiane Drux “Estudando O Livro dos Espíritos”, canal da FEBtv no YouTube, e respondidas por uma equipe de estudiosos do tema.

Sem dúvida, vivemos todos em função da influência, ou seja, somos influenciados e influenciamos constantemente. Não apenas os desencarnados influenciam, mas também os encarnados. Todo pensamento emitido pode ser acolhido por quem com ele sintonize. Vide questão 459 de O livro dos espíritos.

Apesar de ser mais comum a influência dos Espíritos desequilibrados, desejosos de tirar proveito das situações, pode ocorrer, sendo necessário que o encarnado lute para não ceder às influências maléficas de algozes do passado, que se encontram no plano espiritual, e tentam levá-lo, por vingança, aos vícios, para que se autodestrua. A questão 459, de O livro dos espíritos, nos informa que essa influência ocorre em nível muito variado, porém, sempre em razão de nossa vontade e permissão.

Os bons Espíritos podem ter acesso aos nossos familiares desencarnados para auxiliá-los. Os maus Espíritos têm acesso àqueles que com eles sintonizam. Quando perguntamos por nossos familiares, nem sempre os bons Espíritos nos respondem porque pode não ser conveniente que saibamos. Os Espíritos inferiores respondem qualquer coisa, sem se importar com a verdade. Por isso, evitamos perguntar, pois, quando precisamos saber, a informação nos chega de uma forma ou de outra, especialmente pelos sonhos que temos ao desprender-se o Espíritos do corpo pelo efeito do sono. Nessas ocasiões é muito comum o familiar encarnado ir ao encontro dos seus seres amados e, ao despertar, trazer impressões ou vagas lembranças desses encontros. Sugerimos consultar O Livro dos Espíritos, questões 400 e seguintes.

Não, os Espíritos não podem matar os encarnados, pois o seu livre arbítrio tem limites. Se eles pudessem agir livremente matando pessoas, seria uma calamidade incompatível com as Leis Divinas. No livro Libertação, de André Luiz, psicografia de F. C. Xavier, edição da FEB, há o relato da influência magnética de obsessores que buscavam provocar a desencarnação de Margarida, mas os Espíritos, trabalhadores do bem, interferem e impedem a continuidade do processo. Importante entender que obsessores são almas desencarnadas que, com intenção ou não, influenciam os seres encarnados, provocando situações desconfortáveis para o seu dia a dia, podendo influenciar nos seus pensamentos, escolhas e até na saúde física e emocional. Por isso a necessidade do vigiar e orar, como recomendou Jesus, para que uma influência maléfica ou perniciosa não encontre guarida na mente e nos sentimentos. Sugerimos ler O Livro dos Espíritos, Parte Segunda, Cap. IX, Influência oculta dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, questões 459 e seguintes.

Recomendamos a leitura de “O Livro dos Espíritos”, Parte Segunda, Capítulo IX, que trata da intervenção dos Espíritos no mundo corporal. Nas questões 459 a 472 os Espíritos respondem a Kardec sobre a influência oculta dos seres incorpóreos em nossos pensamentos e atos, e afirmam que os mesmos influenciam mais do que possamos imaginar, e que, de ordinário, nos dirigem. Para quem já leu toda a Codificação Espírita, recomendamos também ler o livro Libertação, de André Luiz, na psicografia de Francisco Cândido Xavier que retrata o quanto e como os Espíritos inferiores podem exercer influência moral e magnética sobre os encarnados e entre eles mesmos.