Perguntas e Respostas

Perispírito

Perguntas elaboradas pelos participantes do grupo Telegram @estudo_le_febtv, referente à série apresentada por Carlos Campetti e Chirstiane Drux “Estudando O Livro dos Espíritos”, canal da FEBtv no YouTube, e respondidas por uma equipe de estudiosos do tema.

Se houver a depuração das impurezas (lesões) do períspirito, através da ação magnética do bem, e a consequente sanidade espiritual, o corpo espiritual (como a veste nupcial da parábola) se transforma, harmonizando-se. Desta forma, poderá não haver reflexos das lesões perispirituais no corpo físico sendo atenuada a situação. Veja em Evolução em dois mundos Cap. 19 da 2ª parte.

O corpo não encarna e nem evolui moralmente. Quem encarna no corpo e evolui moralmente é o Espírito. O Perispírito é o laço de ligação entre o Espírito e o corpo e possui várias funções, sendo uma delas, registrar todas as experiências desenvolvidas pelo Espírito durante a encarnação ou na erraticidade no intervalo entre elas.

André Luiz esclarece sobre o corpo mental no livro Evolução em Dois Mundos. Pode-se deduzir que, quando dorme e se desdobra para visitar a mãe em plano superior, André Luiz deixa o Perispírito em repouso (como teria feito com o corpo se estivesse encarnado), e segue com o corpo mental para visitar sua genitora. Na medida que avancemos em nossa evolução espiritual, com certeza teremos mais informações que esclareçam melhor sobre esse assunto.

“O perispírito é o envoltório da alma e não se separa dela nem antes nem depois da morte. Ele não forma com ela mais que uma só entidade, e nem mesmo se pode conceber uma sem outro.” Allan Kardec O Céu e o Inferno, Segunda Parte – Capítulo I – O passamento, item 3. (Ed. FEB. Trad. Manuel Quintão).

Kardec registra em O Livro dos Médiuns, item 55, que o Espírito, em qualquer grau em que se encontre, está sempre revestido de um invólucro ou Perispírito, cuja natureza se eteriza à medida que ele se purifica e se eleva na hierarquia. O Perispírito faz, então, parte integrante do Espírito, como o corpo faz parte integrante do homem. O pensamento de que os Espíritos Puros não possuem Perispírito não passa, pois, de um equívoco que algumas pessoas repetem por ignorarem o que diz a questão 186 de O livro dos Espíritos: “Haverá́ mundos em que o Espírito, deixando de revestir corpos materiais, só tenha por envoltório o Perispírito? – “Há e mesmo esse envoltório se torna tão etéreo que para vós é como se não existisse. Esse o estado dos Espíritos puros.” (Ed. FEB, Trad. Guillon Ribeiro)

Não. O perispírito faz parte integrante do Espírito, como o corpo faz parte integrante do homem. Podemos dizer que o Espírito, em qualquer fase do processo evolutivo, estará sempre revestido de um envoltório fluídico: o perispírito ou corpo espiritual. Conforme os Espíritos respondem a Allan Kardec na questão 186, de O Livro dos Espíritos, e, também, no item 55, de O Livro dos Médiuns. Outra sugestão de leitura é a obra “No Invisível”, de Léon Denis (O Espiritismo experimental: III – O Espírito e a sua forma).